A Tao da Lua

A adaptação dos 81 poemas escritos por Lao-Tzu em o Tao Te Ching proporciona a leitura de textos sagrados que evidenciam a divindade feminina ancestral. É sutil, mas profundamente marcante, a ausência de referências femininas supremas em registros antigos pertencentes a sociedades patriarcais. Mesmo em culturas politeístas, quando estudam-se mitos de Deusas e Deuses, há constantemente a presença da característica submissa e secundária do feminino.

Um indício da separação cultural da divindade feminina se torna torna explicito na citação abaixo:

 

“É o escuro misterioso, e o abissal, a sabedoria mais elevada e mutável, o inesgotável. Originalmente foi imaginado como feminino. Somente por volta do segundo milênio chinês começou a ser designado como masculino. Encontra-se no norte ou no oeste, sempre na metade escura do ciclo solar.” 

 

— Tao-Te King | Texto e comentário de Richard Wilhelm, página 129.

 

Antes de conhecer esta referência, havia apenas, uma inquietação angustiante de notar a total ausência de textos sagrados que reverenciam a mulher como ser humano completo, divino e semelhante à consciência cósmica.

 

Nesta adaptação, além de priorizar a utilização de termos que não fazem distinção de gênero para se referir a humanidade, foram substituídas — sempre que possível — palavras no gênero masculino por seus sinônimos ou equivalentes no gênero feminino. Também é introduzido ao leitor o conceito de pessoa sábia— que diz respeito às pessoas que enxergam e acolhem sua própria divindade como algo intrínseco à sua existência; no decorrer de sua trajetória compreendem que são responsáveis por sua própria sensação de plenitude, e com isso buscam não atribuir à outras pessoas ou à outras coisas a responsabilidade pela alegria de viver.

 

A vontade de reescrever textos sagrados majoritariamente no feminino surgiu no início de 2020 e o projeto foi iniciado durante a quarentena da Covid-19 no Brasil. Nesta adaptação o Tao Te Ching se torna a “Tao da Lua” e aproxima leitoras e leitores da divindade presente em todas as pessoa.

Você pode conferir as poesias clicando aqui!

BLOG

DO CANAL

Livro

A Tao da Lua

Textos e

poesias

© 2020 Fotos, Filmes e Lives profissionais | queroalov3@gmail.com | (31) 983 074 307 | (31) 996 131 649